terça-feira, 24 de março de 2020

7) JOSÉ TAUMATURGO DA ROCHA, DE 1981 A 1985



Depois, ainda nos bancos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pude ser aluna do irmão caçula de Dr. Chagas Rocha, Dr. José Taumaturgo da Rocha, também Procurador da República (na verdade ele já era SubProcurador-Geral da República) e meu professor de Teoria Geral do Processo e de Direito Internacional Público
Nascido em 21 de janeiro de 1942, em Natal, era o caçula de uma família de sete filhos: Geraldo, o mais velho, falecido em 1944, durante a segunda guerra; Nair, a única irmã que chegou à idade adulta, falecida em 1947, depois de alfabetizar o pequeno Taumaturgo. Três irmãs faleceram ainda na primeira infância. Já com o irmão Francisco das Chagas Rocha, conviveu até 2014, tendo-o sempre como referência, estímulo e modelo.
Do pai, como gosta de contar, herdou o senso de justiça; da mãe, a constante vontade de mudança; dos irmãos, a devoção familiar.
Em 1962 conheceu Iza Teresinha Roriz da Rocha, companheira de grandes lutas, com quem se casou em 1964 e até hoje compartilha a construção de uma história bonita, com dois filhos: Ricardo José e Carlos Henrique, a quem deram exemplos do mais elevado padrão. Pai presente e dado ao diálogo, sempre buscou ensinar pelo exemplo
Ele foi aprovado no segundo concurso nacional para Procurador da República, em 1973, concurso em que foram também aprovados grandes nomes do Direito nacional, como os Drs. Aristides Junqueira, Ellen Gracie Northfleet, e José Arnaldo da Fonseca. Fez do PGR Dr José Carlos Moreira Alves sua inspiração. Participouda discussão sobre o papel do novo Ministério Público na Constituinte de 1988. Foi um dos primeiros a definir as atuais responsabilidades do Ministério Público Federal com a dissertação de Mestrado “O Ministério Público e o Dever de Bem Administrar”, tema que continua atual.
Grande professor, foi o responsável pelo interesse em direito processual civil do atual Ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, então seu aluno, segundo este me disse.
Ao me formar, logo me submeti ao concurso para professor substituto da UFRN e Dr. Taumaturgo presidia a banca. Tive que dar uma aula sobre o tripé da justiça: o juiz, o membro do Ministério Público e o advogado. Fui aprovada e, além dessa grata surpresa, me deparei, após a prova oral, com um artigo escrito pelo Professor Taumaturgo, publicado em jornal de grande circulação local, cujo título era “O ADVOGADO VISTO POR CIBELE”. Quase infarto de tanta felicidade e surpresa. Ele tinha gostado da visão pura da advocacia, e não se deteve em sua grandiosidade ao elogiar uma menina recém-formada
Ao me formar, logo me submeti ao concurso para professor substituto da UFRN e Dr. Taumaturgo presidia a banca. Tive que dar uma aula sobre o tripé da justiça: o juiz, o membro do Ministério Público e o advogado. Fui aprovada e, além dessa grata surpresa, me deparei, após a prova oral, com um artigo escrito pelo Professor Taumaturgo, publicado em jornal de grande circulação local, cujo título era “O ADVOGADO VISTO POR CIBELE”. Quase infarto de tanta felicidade e surpresa. Ele tinha gostado da visão pura da advocacia, e não se deteve em sua grandiosidade ao elogiar uma menina recém-formada, bem ingênua e cheia de sonhos. Como ele um dia fora e como talvez nunca tenha deixado de ser.
Dr. Taumaturgo entrou para a História da Associação Nacional dos Procuradores da República, a ANPR, como o único aposentado a exercer a Presidência da entidade, ainda que interinamente, e num dos momentos mais difíceis. Foi corajoso o suficiente para assinar manifesto da ANPR em defesa do Procurador da República que atuava na Operação Satiagraha, em oposição à liminar concedida pelo então Presidente do Supremo, Ministro Gilmar Mendes, no ano de 2008.
Isso demonstra a coragem que nunca lhe faltou.
Objetivista por opção, humano por convicção e justo por formação, Taumaturgo tentou trazer para a atividade profissional equilíbrio e bom senso. Temente a Deus, inteligente, versátil, de fácil trato, falar em Taumaturgo seria revelar suas muitas facetas: escritor, professor, jurista, agropecuarista e avô de Camila Beatriz, Luca, Matheo e Giulia. Seus dois netos mais velhos falam em reviver a tradição familiar no meio jurídico, e a eles o avô ressalta a importância de valorizarem o espírito da justiça, pois ninguém pode ser operador do direito se não mantiver acesa a chama da justi
Obrigada ao Dr. Taumaturgo por se fazer presente hoje, junto à sua família. Esse prestígio muito me emociona, poder dizer na sua frente o quanto o senhor foi um professor e um profissional importante em minha vida
FONTE  - CIBELE BENEVIDES GUEDES DA FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É POUCO. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO - PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

Minha lista de blogs